Centro Farma Menu do Site

Dicas

Uma hora de atividade física por dia reduz os riscos causados pelo sedentarismo

Publicado em 19 de setembro de 2016

No dia a dia, muitas pessoas ficam mais de 8 horas sentadas: dirigindo para o trabalho, durante as horas no escritório, voltando para casa e assistindo à TV. Um estudo internacional, que teve como base a saúde de mais de um milhão de pessoas, mostrou que uma hora de atividade física moderada pode eliminar o risco de saúde relacionado ao comportamento sedentário.

Publicado no jornal científico The Lancet, a pesquisa mostrou que pessoas com alto risco de morte são aquelas que ficam longos períodos sentadas e não praticam atividade. Eles são 28 a 59% mais propensos a morrer cedo, em comparação com pessoas que são mais ativas.

O estudo encontra que apenas 25% dos participantes da pesquisa realizavam uma hora ou mais de exercício por dia.

“Há um alto nível de preocupação com o risco de saúde associado ao estilo de vida sedentário”, diz Prof. Ulf Ekelund, da Norwegian School of Sports Sciences, na Noruega, e na Medical Research Council Epidemiology Unit at the University of Cambridge, no Reino Unido. “A nossa mensagem é positiva: é possível reduzir, ou até mesmo eliminar, os riscos se nós realizarmos atividade, mesmo se não for um esporte específico ou ir à academia”.

Para a maioria das pessoas, não há como escapar de ficar tanto tempo sentado. Para essas pessoas, uma caminhada na hora do almoço, ou ir pedalando para o trabalho podem ser a solução. Uma hora de atividade física por dia é o ideal, mas realizar qualquer atividade física que for, nem que seja um pouco por dia, já reduz o risco de problemas de saúde, como obesidade.